Scroll Top

Notícias

Sindicato Das Empregadas Domésticas Direitos Trabalhista PEC

PEC das Domésticas Uma Nova Lei Implatantada em 2013, Uma Grande Vitoria Para todos as Empregadas Domésticas do Brasil!

Numa conversa normal, que do nada vêm o assunto de empregada doméstica, diarista e etc. já vem na cabeça uma mulher que, lava, passa, cozinha, só que mulheres domésticas não estavam sendo valorizadas no nosso país. Porque antigamente as pessoas que contratavam as empregadas domésticas não pagavam devidamente um salário propício para o cargo que elas ocupavam, mais nos dias de hoje as coisas mudaram, as leis foram elaboradas e agora estão sendo aplicadas. Com a ajuda do sindicado das empregadas domésticas as mulheres começaram a serem reconhecidas no mercado de trabalho exercendo uma profissão por que, a maioria não tinha noção do que esse sindicato defendia. Conheça um pouco dos seus direitos, domésticas e chega de ser passada para trás.

Observe:

– Carteira de trabalho assinada desde o primeiro dia de contrato.

– Salário mínimo imposto por lei, nunca aceite receber menos.

– Aviso prévio, quando for demitir a empregada.

– Um dia de folga na semana, de preferência aos domingos.

– Dar o valor de transporte de ida e volta.

– Décimo terceiro salário.

– FGTS (fundo de garantia de tempo de serviço).

PEC-DAS-DOMESTICAS-COMO-FUNCIONA

 

PEC DA DOMESTICA – A NOVA LEI TRABALHISTA QUE MUDA SUA VIDA!

Folha_de_Ponto_PEC_das_domesticas

Como era antes da PEC:
Os horários eram acordados entre empregado e empregador.

Como ficou após a PEC:
A jornada dos domésticos passa a ser de no máximo 8 horas diárias.
 

Download do modelo de folha de ponto – Faça aqui

Cartilha da PEC das Domésticas para patrões e empregados – Clique aqui

Agora com a Nova Lei, Faça Garantir Seus Direitos, Comente Sobre essa Matéria!

Assista o Vídeo PEC da Domestica – Veja o que Muda

Fonte: domesticalegal.com.br

Assuntos do Artigo:
  • sindicato das domésticas
  • sindicato das empregadas domesticas
  • direitos da empregada domestica 2013
  • lei empregada domestica 2013
  • lei das domésticas 2013
  • novos direitos das empregadas domesticas 2013
  • nova lei das empregadas domésticas 2013

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...Loading...

Você Vai Gostar de Lêr:

Artigos Relacionados à Sindicato Das Empregadas Domésticas Direitos Trabalhista PEC!

192 Comentários

  1. nilvanir disse:

    trabalho a 7 mses em uma residencia por por eles agora decidir q não vão pagar meu fgts eu decidir pedir minhas contas. tenho direito a algo alem do mes trabalhado?obrigado

  2. priscila disse:

    Minha mae trabalhou como empregada domestica 8 anos de carteira assinada,o patrao dela mandou na embora ,pois ele teve q se mudar.segundo ele,ela nao tem direito a nada,nem a auxilio desemprego.Isto está certo?

  3. Ercília Almeida disse:

    faz um mes que comecei a trabalhar como domestica.. e minha patroa pediu que eu ficasse em casa e com as chaves da residencia pois não tem oq fazer lá devido que a mãe dela esta hospitalizada e por isto a casa esta vazia..Gostaria de saber se ela poderá descontar os dias que estou parada..

  4. Dayse Mary souza da silva disse:

    Eu tralho como empregada doméstica e gostaria de sabre si existe essa lei horário dinanico como diz a minha patroa,eu dou continuidade o tralho de oito horas da manhã ,então ela chegou pra  mim e disse queu não tenho que colocar mas assim no livro de ponto se é oito horas eu tenho que colocar oito horas e cinco oito horas e quinze ,deste de quanto que ajustiça auterizou,assim diz ela que uma a devoga tem como vocês mim responde eu preciso de uma respostar.Amém senhor meu deus.

  5. maria margaida pinheiros dos s. disse:

    eu gostaria de saber se ja foi aprovado fgts

  6. Débora Almeida disse:

    olá eu gostária de saber para quanto foi o salário da Empregada Doméstica ?/

  7. mary disse:

    trabalhava 3 dias por semana durante 2 e 9meses minha patroa me mandou embora e mim disse que nao tenho direito a nada. quero saber se tenho algum direito.

  8. Mahmoud disse:

    Feliz cumpleaf1os, Yaqui. Tambie9n desde la Luna, anuuqe ocasionalmente, pero con mayor fuerza a medida que pasan los ciclos, pensando en la Tierra.(bfQue9 Tierra?).

  9. Kelly de Souza Penha disse:

    Boa noite, trabalho em uma casa trez dias por semana e sempre q ela vai viaja ela quer que eu pague os dias em q ela não vai estar em casa. Gostaria de saber se isto e certo, se devo pagar esses dias p não ser descontada no meu salario. Desde já muito obrigado! 

  10. ana ccristina disse:

    boa noite ,trabalhei em uma casa como acompanhante de um idoso ,durante 10 anos ,ele faleceu ,a familia uma irmã me pagou o decimo terceiro ,ferias com um terço aviso salario mensal ,mas tenho uma ferias na casa que ainda não me pagou, e meus direitos trabalhista sobre a nova lei nunca me foi pago .eu ainda era folguista de 15 em 15 dias do mesmo por ele não ficar com ninguem ,as folgas eram com a outra pessoa que tambem na casa trabalhava .bom trabalhei direto dia e noite ele era ostomizado ainda tomava remedios controlados a noite e nunca dormir por uma noite inteira no trabalho pois eu era a cuidadora dele ,ele morreu no meus braços de tanto que eu cuidava com carinho .pois a irmã dele não sabe fazer caululos na nova lei ,a advogada dela me ofereceu uma quantia que eu não achei justa .gostaria de saber se posso contar com a ajuda do sindicato para fazer essa asessoria sobre o meu caso ,a irmã dele estar disposta a pagar certinho sobre o calculo do sindicato .posso comparecer para que possam me asessorar em meu caso ? des de ja agradeço .

  11. loide da silva disse:

    laurinete gomses dos santos :
    boa noite.eu trabalho nua casa ja vai fazer 18 anos até hoje a minha patroa naõ mim dá o guarto das minhas ferias nen paga o meu fundo de garantia naõ trabalho aõs sabado, ela disse por isso que naõ mim paga o guarto das ferias acho um absordo.pois tem amigas minhas recebe todos os direitos,por favor gostaria de uma oriéntaçaõ.desde ja obrigado;

    @loide da silva

    @priscila castro dos santos

    @THAIS MICHELE TERTO DOS SANTOS

    @eli pereira

    @laurinete gomses dos santos

    @Lindalva monteiro da silva

  12. loide da silva disse:

     boa noite eu trabalhei como cuidadora  um  ano  e me mandaramembora    quais meus direito   e nao fui registrada

  13. eli pereira disse:

    tenho  3anos que trabalho de baba e agora eu pedi para sair porque nao posso dormi todos os dia qual sao os meus direitos a receber

  14. carolina disse:

    meu nome e amanda eu trabalho em uma casa e minha patroa vai viaja em janeiro ela  falou que se eu nao foce ela colocaria uma pessoa no meu lugar e eu passaria um mes sem recebe meu salario eu queria sabe se pode porq e ela que vai viaja eu nao tenho nada a ve com aviaje dela e ainda eu estou gravida e minha gravides e de auto risco o que eu devo faze 

  15. Helena Gonçalves disse:

    Bom dia,

    Gostaria de saber qual o direito de um trabalhador doméstico que trabalha  2 a 3 hs por dia, durante a semana, até o sábado? Ela trabalhou durante 4 meses, percebendo um salário de $400,00 por mes.Estou despedindo-a e, queria saber se tem algum direito além de pagar o restante dos dias trabalhado.Informo que a mesma, reside próximo ao local do trabalho.

    Atenciosamente,

                                      Helena

  16. gislandia g de jesus disse:

    Ola estou trabalhando em um residência desde 28 de fever.e o que acontesse gostaria de saber se está.
    Certo porque então demrou para me entregarem minha carteira e quando vi me registrarão dia 01 de agosto com três mesês de experiência .isso está certo me responda pr favor minha patroa não intende muito quem fez isso foi o contador dela.

  17. Elizete Silva Mendes disse:

    Trabalhei durante 9 anos com registro em carteira fui despensada eles foram para a Suiça o que tenho direito?

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  18. Elizete Silva Mendes disse:

    Trabalhei durante 9 anos com registro em carteira fui despensada eles foram para a Suiça o que tenho direito?

  19. Rosy m s santos disse:

    Olá boa noite!

    Fui registrada como arrumadeira, e do nada colocaram doméstica sem falar nada comigo é correto? Há vai fazer 20 anos que trabalho no mesmo lugar, disseram que iam me dar o FGTS mais até agora nada, o que faço?

     

  20. alaide disse:

    Queria saber quando vai aprovar o fgts?nossa quanta demora os deputados até

    aumento de salario e na calada da noite e niguem diz ou faz nada ja pra aprovar 

    um fgts pras isauras e essa demora.

  21. karla amaral magalhaes disse:

    bom dia gostaria de saber qual meus direitos,pois trabalhei numa residencia mas ela m mandou embora antes de tres meses porque fiquei doente e faltei 6 dias mas tenho atestado quais sao meus direitos de recebe

  22. Cristina disse:

    Bom dia trabalho 2 dias na semana em uma casa a 2 anos e 8 meses minha patroa viajou com a famlia para fora do pais me deu ferias disse que quando chegar me liga nao me pagou ferias disse que nao tenho direito por favor me responda eu tenho direito ou nao ela viajou no dia 02-07-2013 e volta no dia 24-07-2013 presciso de um resposta urgente obrigada.

  23. rose disse:

    gostaria   se  saber    se cudador   de   idoso    sou   foguista    entro      no   sabado    as  8   da  manha   e   saio   na segunda     feira   as    7

  24. janete disse:

    oi trabalho e seis meses quero pedir demissao o que tenho direito pois estou com ritimia e visicula e ela quer eu faca todo o servico

  25. janete disse:

    oi trabalho e seis meses quero pedir demissao o que tenho direito pois estou com ritimia e visicula e ela quer que eu faca todo o servico quero saber o que tenho direito

  26. marcilene disse:

    sou marcilene trabalhei em uma casa por 2 meses e a patroa mim mandou embora sem justa causa sem eu esperar e durante esse tempo ela nao tinha mim registrado ja que a mesma estava com a carteira perguntei pra ela ate quando eu ia trabalhar pensei que eu trabalhar ate o final do mes ela respondeu so ate hoje fiquei sem assunto so falei tudo bem ela falou que ia pagar tudo direitinho ja que foi ela que mandou embora quero saber se tenho direito ao aviso previo tenho 3 dias dentro sei que ela tem que mim pagar os 3 dias mas quero saber se ela tem direito de mim pagar o aviso previo ja que foi ela que mandou embora   por favor mim ajude ja se passou 3 meses e la ianda nao mim pagou nada pretendo colocar ela na justiça o que vcs mim aconselha.

  27. DAMARIS disse:

    GOSTARIA  DE SABER  O QUE TENHO DIREITO,TRABAHEI  6 MESE DE EMPREGADA DOMESTICA E PEDIR DEMISSAO ,MINHA PATROA FICOU CHATEADA PORQUE FALTEI 1 DIA (O MEU FILHO DE 2 ANOS ESTAVA DOENTE) COMO MORO AO LADO ,NO DIA SEGUINTE FUI TRABALHAR SO PRA NAO DEIXAR ELA NA MAO, MAIS PRECISAVA IR VER-LO ,COMO ELA NAO ACEITOU HOUVE O DESENTENDIMENTO E PEDIR DEMISSAO.QUAIS OS MEUS DIREITO,NAO PODEREI CUMPRIR AVISO PREVIO PORQUE O MEU FILHO CONTINUA DOENTE E NAO TENHO COM QUEM DEIXA-LO,NAO TENHO CARTEIRA ASSINADA ,ME ORIENTE, DESDE JA AGRADECO.

  28. Cheila Alves disse:

    Boa tarde ! eu gostaria de saber qual ´e o meu direito , trabalhei 7 meses e oito dias sem carteira assinada e pedi demissao pq nao estava satisfeita ,minha patroa tem direito de descontar os 40 por cento? me responda por favor . obrigado!

  29. Mareni Miranda disse:

    Trabalho 3 vezes por semana em uma casa de família queria saber se tenho direito a feriados

  30. Alexandra disse:

    ola me chamo Alexandra  á 2 anos trabalho em uma residencia 3 veses por semana as veses mais não sou registrada e agora estou gravida quero muito saber oque tenho direito e se tenho direito a licença maternidade por favor me responda esse comentario pois já estou desesperada muito obrigada

  31. sandra maria rocha da silva disse:

    Olá Boa Noite

    Gostaria de sabe se tenho algum direito trabalhei 2 meses em casa de família e fui demitida no último dia 30/05 gostaria de sabe se eu tenho algum direito fora o meu pagamento e quais são…Desde já agradeço pela atenção!!!

  32. sandra aparecida da costa disse:

    eu junto com outra amiga fomos contratadas para trabalhar numa residencia eu alem de limpar tambem cozinhava, e a minha amiga fazia os serviço tbm so nao cozinhava,aguetavamos muitos desaforo, e grosseria era assim tinha 2 patroes um dava uma ordem o outro dava outra e ainda tinha os namorados que tbm dava ordem e sem saber oque fazer acabavamos obedecendo a todos ate que no 15dias eu fui muito humilhada por um dos patrao eu nem culpa tive ja que o namorado dele me disse que nao me preocupace pois ele nao ia achar ruim mais foi o contrario ele me falou com muita grosseria que chorei de nervoso enfim sai e passado se 2 meses a minha amiga foi despensada do trabalho, e desde de entao    nao recebemos so estamos levando canseira, pra piorar eles haviam marcado um horario foi ate no dia 25 deste mes pra eu ir receber a minha amiga um falou pra ela que o dinheiro dela estava na casaera so ela ir buscar chegando la falaram outra coisa que ela tbmia receberno mesmo dia que eu, chegou o dia 25 fomos la e uma vizinha nos avisou que eles tinham se mudado da casa enfim quando foi na seg-feira dia 27 fomos a loja onde eles tem uma fabrica de costura porem vieram com outra historia que ia depositar o dinheiro na conta, eu passei o numero da conta do meu filho pra eles, mais nao depositaram ate agora e continuam afirmando que fizeram esse Deposito. eles nao nos regitrou embora tinham prometido que iam fazer inclusive pela empresa, estamos sem receber a todo esse tempo e preocupada, por que assim como eles mudaram da casa rapidamente,nao e nada dificil fazerem tambem com a fabrica. por favor nos ajudem estamos precisando deste dinheiro. eles nao depositaram nenhum valor na conta do meu filho se nao estaria marcando algum valor bloqueado pra cair.o meu nome e o qual ja esta marcado e da minha amiga e Helena de Paula moramo em SaoPaulo Capital.

  33. Roseli Andrade de Oliveira disse:

    Boa noite. trabalho como babá folguista nos fins de semana. Gostaria de saber: no caso dos patrões viajarem para o exterior por um mês, eles são obrigados a me pagar  o salário correspondente a esse período em que estarão ausente?

    Grata, 

    Roseli

  34. ELIANE MARIA disse:

    EU trabalhei numa casa uns dois anos nos finais de semana e nessa quinta feira a patroa me despensou por mensagem falando que n presizava mais dos meus serviço queria saber se eu tenho direitos eu durmia la entrava na sexta as 17 horas e saia umas 8  por favor oriente obrigada pela sua atenção

  35. Zorineide santos da silva disse:

    Empregada domestica tem direito a horelite ?

  36. luciene disse:

    ola; trabalho 3 dias em um apartamento . gostaria de saber se e obrigatorio lavar , passar , cozinhar & faxinar em um unico dia ?

  37. maria da paz sila bragante disse:

    ola boa noite eu me chamo maria da paz mais gosto que me chame de damaris eu trabalho em um apto na agua branca tres dia por semana so registrada dia 06 de julho vou fazer um ano quais são os meus direitos porque ate agora meus patrois não me falaram nada e eu tenho duvida …

    gostaria de saber agradeço a todos e dezejo a todos uma boa noite ….

  38. janny itabaianinha disse:

    trabalhei como empregada domestica em uma casa por 6meses fui demitida tenho algum direito

  39. liziane machado camargo disse:

     Boa noite.eu trabalho de empregada domestica ha 4 anos e agora decidi pedir as contas so que eu tenho um mes de ferias vencido e outra vai vencer em junho eu gostaria de saber quais são os meus direitos e se eu sair agora eu recebo as 2 ferias ou eu perco 1,eu gostaria dessas orientações, muito obrigado.

  40. Renata disse:

    olá gostaria de saber quanto eu tenho q

  41. maria disse:

    boa noite.eu trabalho nua casa a tres meses e guando entrei agente fez o acordo de boca.qui eu trabalharia tres dias na semana  terça guanta e quinta,e mais o final de semana quir é sabado pego de sete e dormo só venho pra casa no domingo de tarde,gostaria de saber com essa lei como fica minha meus direitos por ela precisa nus finais de semana eu fogo segunda e sexta,novamente como fica meu direitos,obrigado;

  42. valcely disse:

    ola    trabalho  nua  casa  a  dois  ano  e  quatro  mes   sai   trita  dias   de  licensa  voltei   dia   19  de  abril  antis  de  sai  eu  trabalhava   de  segunda  asexta  feira  na  minha  volta  ela   quer que eu  trabalho   ão  sabado  ela   estar  com  marcasão   comigo  o   que   devo  fazer  quero  saber  se  eu  poso   fazer  as  oras   na   semana  e não  trabalha   os   sabado   preciso  de   uma   respota   por  favou obrigado

     

  43. ANA LUCIA disse:

    Boa noite!

    trabalhei 9 anos em uma casa de familia, tomava conta de duas crianças e fazia todo o serviço da casa, nunca tive minha carteira assinada pelos meus empregadores e eles nunca pagaram meu inss, semana passada a minha patroa me chingou e ai pedi demissão, tenho algum direito? tenho como recorrer  aos anos que eles se negaram a assinar minha carteira?

     

    att

    Ana 

  44. valcely disse:

    bom dia quero saber sobre essa nova lei por que eu trabalho de segunda a sexta das 07 da manhan as 4 da tarde e agora  com a  nova lei a minha patroa quer q eu trabalho aos sabados e queria saber se eu posso faser essas horas durante a semana espero uma resposta obg.

  45. gilvania pereira dos anjos disse:

    trabalho a10 anos e 3 meses faço todo o trabalho, gostaria de saber se eu for mandada embora o que, que eu tenho direito

    obrigada!!!

  46. Sandra Sampaio disse:

    boa noite, trabalho com uma familia a um ano e cinco mes quando comecei fiz um acordo de boca que não trabalharia aos sabado ela concordou,trabalho de segunda a sexta feira e ganho acima do salario minimo, mais minha carteira e´assinada com um salario minimo,ja trabalho 8h diaria de seg a sex, ou seja 40h por semana.agora com a nova lei a minha patroa diz que sou obrigada a trabalha as quatro horas no sabado e mais uma hora do almoço que eu tirá,,ou eu trabalho as horas do sabado durante a semana, não quero concorda porque trabalhava por um valor de segunda a sexta e agora vo trabalha a mais pelo mesmo valor quero saber se sou obrigada ja que antes da nova lei eu não trabalhava no sabado,a lei não é para diminuir a carga horaria de quem estava sedo esplorada pelo patraõ!  o meu patrão me fez uma proposta de eu trabalhar uma vez por mês no sabado de graça quando tivese festa não sei o que fazer, quero pedir conta porque não concordo me de uma resposta um conselhor por favor. abrigada

  47. fernanda disse:

    gostaria de saber se quando ao rejuste do salario minimo no inicio, do ano mesmo recebendo R$ 800,00 reais eu tenho direito desse aumento?

  48. fatima disse:

    Porque vcs so falam dos direitos e não dos deveres das domesticas tambem que na maioria não cunprem horario de trabalho faltam quando querem,e fazem maior corpo mole para não fazer todo o trabalho no horario determinado por lei.A prova é a minha.

  49. adriana disse:

    Bom dia,

    Sou babá folguista. Entro as 18 hs da sexta e saio as 6 hs da segunda feira. O que muda para mim com a Pec? Tenho direito à adicional noturno? Tenho direito à horas extras? Assim que entro fico a disposição do casal integral (60 hs) e durmo com o bebê de 6 meses.

    Aguardo anciosa resposta…

    Atenciosamente,

    Adriana

  50. silvana disse:

    boa noite,trabalho ja a um ano na casa ,mais agora com a nova lei ,eles querem que entre as 7 h

    e saio  as 16 h ,e trabalhe mais 4 h no sabado,isso esta correto?

  51. MARCIA RODRIGUES RIBEIRO DE BARROS disse:

    ola contratei uma empregada a 2 dias…. ela entra as 8h almoca no servico e sai as 16h…. entao posso pedir para ela sair 16:30hs afinal ela almoca aki….. e por opcao dela e nao sou obrigada a dar comida……….JUSTO OU NAO

  52. Daiane dos santos lima disse:

    sou folguista entro na sexta as 16 horas e saio segunda as 9 da manhã as vezes fico até mais tarde com a menina quando a babá chega tarde,viajo com a minha patrõa e fico até 8 dias com ela quais são meus direitos na nova lei?

  53. Daiane dos santos lima disse:

    sou folguista entro na sexta as 16  hora e saio as 9 da manhã segunda s vesez fico até mais tarde quando a babá precisa de ir a algum lugar. Quais são meus direito. Viajo sempre fico até 8 dias com minha patroa para cuidar da menina.

  54. cristiane borges disse:

    ola boa noite eu gostaria de saber o que fazer numa situaçao sobre esta que esta afetando tds as empregadas domestica trabalho a tres anos cm uma familia mas hj recebi a noticia que iria me dispensar pq nao teria condiçao de pg os meus direitos e me ofereceu uma proposta que eu trabalhe  dois dias em sua casa quais sao as regras de uma diarista que trabalhe dois dias em uma casa ,eu tenho que comprir hr eu tenho que lava,passa,cozinha ou só arruma tenho algum direito que eu nao saiba afinal nunca trabalhei cm diarista por favor preciso desta resposta cm urgencia p decedir minha vida ha ate quanto eu tenho que ganhar pq querem me pg por mes obrigado

  55. Antonio Jose disse:

    A pessoa que trabalha la em casa ja se aposentou no começo do ano, porém continua trabalhando,neste caso ela tambem foi alcançada pela nova lei. detalhe ela sempre morrou com nosco. Favor emviar via email esta nova lei.

  56. marileide ap biazio peruchi disse:

    ela trabalha como diarista esqueci deste detalhe juntando os tres meio piriodo daria um dia e meio

  57. marileide ap biazio peruchi disse:

    tenho uma pessoa que me ajuda tres meio periodo por semana quero saber se sou obrigada registra

  58. simone disse:

    Trabalho tomando conta de um senhor das 8:00 as 19:00 de segunda a sabado

    ganho 750.00 reais , se for pra ganhar hora extra fiz as contas e fica 950.00 gostaria

    de saber se é esse valor mesmo…Obrigada

  59. aline varela disse:

    gostaria de saber como posso destribuir minhas horas de trabalho no sabado pq so empregada domestica e entro no trabalho de 6:30 e saio de 16:30 pelas minha contas estrou trabalhondo duas horas mais doq eu deveria mais os meus patroes dizem q nao q esta correto?

     

  60. Aparecida G. disse:

    Eu trabalho à seia anos,em uma residencia,sou doméstica,LAVO,PASSO,COZINHO,E LIMPEZA  !Queria saber,quantas horas por dia vou trabalhar,por que eu trabalho das 8:00 ás 17:30 por dia!

  61. vera lucia disse:

    Boa tarde,trabalho de BABA nos finais de semana, as  tem semana que vou na sexta a noite,saio na segunda de manhã ,as vezes no sábado a noite saio na segunda de manhã,quando é feriado fico direto,gostaria que me esclarecer se estou encluida  nesta nova lei,a minha dúvida é porque até agora a minha patroa não comentou nada comigo .desde já obrigada.

  62. paula disse:

    boa tarde,trabalho como baba ha 5 anos durmo no trabalho, em fevereiro de 2012 comecei a fazer faculdade pela manha, pego no trabalho as 14:30 e largo as 20:30 ,gostaria de saber por eu fazer faculdade se tenho direito a folgar desde sabado depois das 4hras trabalhdas ou so no domingo?tambem recebo 950,00, mas na minha carteira consta 1 salario minimo, gostaria de saber se esse que eles me pagam ja seria o extra caso passe do harario?

  63. Suely disse:

    Concordo plenamente com os direitos dos empregados domesticos ou qualquer outro. Pois sempre gostei do que é justo. Sempre tratei muito bem minhas empregadas domesticas (com respeito), assinando carteira, pagando inss, muitas vezes sem descontar, dando os sábados e feriados, e quando viajo geralmente dou folga  e com muitas outras ajudas que não estão na lei. PORÉM, AGORA ESTOU COM UMA PREOCUPAÇÃO E MUITO TRISTE; POIS VEJO AS EMPREGADAS ESNOBANDO SUAS PATROAS, E COMENTÁRIOS ABSURDOS POR NÃO ESTAREM COMPREENDENDO A NOVA LEI. ELAS PRECISAM URGENTEMENTE SABER DE TODOS OS SEUS DIREITOS MAIS TB SEREM ORIENTADAS COMO COBRÁ-LOS, POIS INFELIZMENTE ESTA UMA GUERRA ENTRE PATROA E EMPREGADAS, E TODOS PERDEMOS COM ISSO. O RESPEITO, A MODERAÇÃO, E A REALIDADE NÃO ESTÃO INCLUSOS NESTA LEI. (TIVE QUE AMOROSAMENTE EXPLICAR A MINHA EMPREGADA, QUE POR SINAL TEMOS UM RELACIONAMENTO MUITO BOM, E NÃO A CHAMO ASSIM, QUE TOMASSE CUIDADO COM OS COMENTÁRIOS, POIS POR INCRÍVEL QUE PARECE SUAS ATITUDES ESTAVAM MUDANDO. E ATÉ HOJE NÃO CONHEÇO NENHUMA PATROA AMIGA COMO EU, PODE HAVER, MAS NÃO CONHEÇO. ESTOU TRISTE PELO DESRESPEITO DESTA CLASSE E MUITO PREOCUPADA COM ELAS PRÓPRIAS, POIS O GOVERNO NÃO PREVÊ TUDO, NÃO EXPLICA E MUITO MENOS VAI AMPARÁ-LAS QUANDO ESTAS TIVEREM DESEMPREGADAS. QUE DEUS NOS ABENÇÕE. 

  64. vinicius disse:

    é um absurdo o salário porque elas tem que PASSAR,LIMPAR dentre outras coisas isso é uma VERGONHA

  65. Regina disse:

    gostaria de saber como fica  o caso de uma empregada que já trabalha a mais de 10 anos, com carteira assinada e outros direitos, exceto FGTS (uma vez que ainda não regulamentado); ela trabalha menos de 44 horas semanais. Como fica a situação a partir de agora? devo fazer novo contrato? exigir o cumprimento das 44 hs semanais???

     

    Regina

  66. Aguinaldo Luz disse:

    Acabei de assistir  a 10 minutos atraz um debate com a presiente do SIndicato das Empregadas domesrticas onde foi debatido amplamente vários assuntos sobre a questão da PEC  . Quando veio intervir o Deputado Nelson Marquezeli PTB  de SP na questão se dizendo o ABSURDO que o governo tem que deixar tudo ser tratado entre PATRÕES e EMPREGADOS ai a presidenta do sindicato ficou indignada com  a posição dele sobre a PEC , Sera que esta Presidenta do sindiocato acompanhou o comportamento do PTB na Contituinte de 1988 ? pois fiquem sabendo Sres e Sras que o PTB se alinhou ao FAMOSO CENTRÃO composto pelo proprio PTB com PFL hoje DEM , PDS hoje PP ,PSC e PL hoje PR   e  boa parte do PMDB  , Fica ai um aviso as aEMPREGADAS domesticas e seus familiares  que nas eleições vindouras fiquem atentos em não votarem neste Deputado e principalmente no PTB que de Partido  Trabalhista não tem NADA tudo ficou provado com a sua inclusão no CENTTRÃO durante as votações dos capitulos socias . Este CENTRÃO foi montado pra votar contra tudo que era em FAVOR dos TRABALHADORES .

  67. Nalva disse:

    Boa Tarde. Gostaria de saber se mesmo não tendo o segundo grau completo, posso receber os beneficios da lei ?

  68. janaina da silva disse:

    boa noite eu gostaria de saber  dos  meus direito,eu trabalho 2anos e 6 meses ,3 vezes por semana de carteira assinada ,ganho salario minimo ,tenho ferias .dercimo terceiro e 8 por cento descontado do meu salario do inss ,eu gostaria de saber se eu tenho direito au fgts ,falaram que eu naõ tenho direito por trabalhar 3 vezes por semana .aguardo a resposta abrigado

  69. Luzia disse:

    Minha empregada doméstica não vê necessidade do descanso de uma ou duas horas para o almoço, pois ela pretende sair mais cedo e gozar desse descanso em sua própria casa.O que fazer? Ela poderá fazer uma deeclação, declarando que não quer esse DESCANSO?

  70. Ana Paula Delalana disse:

    Gostaria de saber, se a empregada doméstica, vai ter direito de receber o abono salarial, com os novos direitos ?

  71. luciana disse:

    ola tenho uma duvida ,esta nova lei vale para que se cadastrou como domestica agora apos a nova lei ou vale tambem para que já é domestica a mas tempo pois a minha patro disse que nao vale pois já tem 4 mes que estou com ela e nova lei saiu agora por favor mim esclareça obrigada.

  72. izaura finzetto disse:

    Tenho uma empregada doméstica que ganha o salário minimo, trabalha 40 horas semanais, está registrada, recebe á parte a condução e recolho os 20% de GPS dela (sem descontar). O que mais devo fazer para estar dentro da lei de acordo com as novas mudanças? em quanto isto irá encarecer p/ mim?

  73. maria jose da silva alves disse:

    trabalho ha cinco anos e nao tenho registro ganho um valor e meuspatroes querem diminuir meu salario que eu faco

  74. Nilza dos Santos disse:

    Eu trabalho para uma família desde outubro de 2001 sem registro, com excelente relacionamento e fazendo parte da família. Pedi para me desligar porque pretendo mudar para o interior de SP e a família quer fazer um acordo onde eu tenha todos os direitos pagos, porque não queremos participar de ação judicial. Vocês poderiam nos auxiliar informando como fazer esse acordo ? Eles já me disseram que se eu mudar de idéia e voltar eles me registram a partir de meu retorno, eu não sei se voltarei a SP mas gostariamos de deixar essa possibilidade em aberto e então a partir desse momento tudo será como a nova lei pede. Eu mesma não quiz ser registrada antes porque eu cheguei a sair várias vezes e voltei, mas eles querem acertar comigo como se eu não tivesse saído. Tudo foi recebido certinho nesses quase 12 anos: férias, décimo terceiro, tudo… só não houve o registro em carteira porque eu não tinha certeza de ficar, eu concordei. Eu me alimento na casa deles, trabalho das 9 as 17 com folga para almoço e aos sábados faço das 9 as 12hrs, as vezes 13hs. Eles me pagam o transporte também. Será que vocês podem nos ajudar fornecendo um valor aproximado ou um calculo para esse acordo ? Já fui no INSS e eles disseram que não podem fazer, que eu deveria procurar advogado ou ir ao Poupa Tempo. Já fui ao Poupa Tempo e lá me disseram para procurar o INSS (eu acabei perdendo tempo!) Mas enfim… queremos um acordo amigável, um valor para os 12 anos e não para 5 anos como informam na TV que eu teria retroativo se for na Justiça… Eles querem me ajudar e eu estou precisando muito desse dinheiro… Vocês podem nos ajudar por favor ? muito obrigada ! Nilza.

  75. sandra disse:

    Quero saber se a empregada que pegar de 9 horas da manhã tem que larga de que horas

  76. Augustom disse:

     

    Gostaria de saber se existe algum emprego em empresa ou público onde temos: Que acreditar em todas as desculpas de atraso e faltas sem atestado e sem descontar, que pode-se comer e abrir tudo da geladeira e dispensa da empresa, que não tem cartão para bater e nem livro ponto, que não tem chefe supervisionando sua produção na jornada diária e nem cobrança de atingir metas, de se quebrar um imobilizado não ter de reembolsar. De sermos tratados como membro da família, indo a Hoteis, viagens aéreas etc…, sem ter de reembolsar nada a empresa. Entendo que todo empregado tem que reivindicar seus direitos, mas vamos devagar até auxílio – creche tá se cogitando? Calma não foi de um dia para o outro que os direitos dos trabalhadores  foram adquiridos, acho que com tantas mudanças, principalmente o horário de trabalho, muita gente ficará desempregada, teria que ter sido analisado este ponto. Cadê os direitos do cidadão empregador?  Irei pedir demissão e ficar trabalhando na minha casa, aguardando os proximos acontecimentos.

  77. maria jose disse:

    trabalho na casa de minha prima 2 vezes por semana.ela me paga 450,00mais passagens. quero saber quais os meus direitos?

  78. nelise disse:

    A minha empregada trabalha 8hs, me disse que agora não vai maios fazer a janta nem colocar a mesa porque foi informada que só pode fazer coisas que aconteçam antes do horário dela ir embora, é verdade este absurdo?

  79. alessandra disse:

    A jornada diária de trabalho é de 8 horas (+ 1h de almoço) e semanais de 44 horas. É obrigatório o descanso de 1h? E se a doméstica preferir não descansar para poder sair mais cedo, pode? Além disso, a doméstica que não trabalha aos domingos e nem as segundas-feiras (preferência dela), podem ser descontadas as 8horas da segunda-feira que não serão trabalhadas? Ela pode compensar essas 8horas nos outros dias da semana sem contar hora extra?

  80. vera lucia disse:

    A nova lei é ótima, mais infelizmente não esclarece ao empregado domestico que as 44 horas semanais é para quem ganha o salário minimo, não a empregada que já ganha justo…espero que esclareçam porque como fica os patrões que saem as 07:00 voltam às 08:00???? Essa lei é para proteger a empregada que é tratada como escrava…não é o meu caso…Álias você que estão sendo escravizadas por 1 salário, preciso de uma pessoa pago todos os direitos e horas extras…infrlizmente a pessoa que trabalha para mim não entende e que ficar desempregada….Vera

     

  81. Danielle Amorim disse:

    Bom dia !!

    Eu comecei a trabalhar recentemente como acompanhante onde durmo de segunda a sexta no trabalho, minha patroa alega que como ela paga além do salário mínimo que eu nao tenho direito a hora extra, mas também eu durmo com a senhora a qual eu acompanho e ela levanta durante a noite e segundo a minha patroa eu também nao tenho direito ao adicional noturno. Na verdade eu gostaria de saber o que realmente eu tenho direito?

  82. Anne disse:

    A quem possa interessar.

    Desde que a nova lei vigorou só estamos ouvindo falar nos direitos das empregadas domésticas,até aí eu concordo,agora eu gostaria que fosse abordado os deveres.Pois, quando contratamos uma funcionária nossa obrigação no primeiro dia de trabalho é mostrar como funciona a rotina de uma casa, as competências designadas a ela, e será que ela cumpre??? Tem empregadas domésticas que não sabe ler e escrever,que não sabe diferenciar o limpa vidro de um veja, muitas vezes nos causando prejuízos, então estou de acordo a pagar todos oa direitos, desde que haja uma reciclagem com essa categoria. E quanto aos utensílios quebrados? Desconto ou deixo como presente? 

     

  83. Adrya disse:

    Q engracado esses q se dizem patroes, nao valorizarem suas empregadas, elas sao trabalhadoras e merecem respeito..Q Vergonha!!! Jogam a culpa no governo por sua propria ignorancia!!!!!!

  84. Mirele de Jesus Pereira disse:

    Acredito que exista acordo entre epregador e empregada,o que não pode é trabalho escravo e inlegal.Pois o objetivo da lei é melhorar,e não desempregar..

  85. Angela Soares disse:

    Tenho uma empregada doméstica,pago o salário exigido,INSS sem descontar,passagem,férias remuneradas e ela trabalha de 2ª a quinta das 8:00/9:00 às 15:00h,muitas vezes sai até antes deste horário.Irei providenciar o FGTS,mas gostaria de saber se seria importante fazer um contrato por escrito deixando claro todas estas questões para que futuramente não tenha aborrecimentos caso venha dispensá-la por impossibilidade de manter este padrão.

  86. Luciana disse:

    Bom dia.

    Na verdade quero fazer uma consulta. Tenho uma empregada a 5 anos, registrada desde o inicio dos trabalhos. Ela trabalha 03 dias por semana ganhando mensalmente,  pago suas passsgens, 13º salário e férias. Minhas dúvidas são: O que mais eu devo pagar a ela? Posso exigir o trabalho de 8horas/dia? Estas 8hs são: 9hs menos 1h de almoço ou 8hs menos 1h de almoço? Hoje ela trabalha menos que 8hs diárias. Se ela continuar trabalhando somente 3 dias por semana ainda há vínculo empregatício? Ficarei no aguardo e desde já agradeço.

    Luciana

  87. MARIA JOSE QUIRINO disse:

    QUAIS SÃO OS DIREITOS DE UMA EMPREGADA DOMÉSTICA COM MAIS DE 15 ANOS SENDO DEMITIDA HOJE COM AS MUDANÇAS NA LEI??

  88. Greiciara valeria dos santos dia disse:

    trabalho como domestica a um ano, so tres vezes na semana.Queria saber se os novos direitos são todos validos pra mim recebo o salari minimo 678,00 , tres dias minha patroa não desconta nem passagem e ela paga o meu inss.quas direitos posso exigir mais!

  89. Mônica disse:

    Sempre fui uma pessoa boa, justa, honesta e que quer o melhor para as suas empregadas domésticas, mas o que me parece é que só os direitos delas estão sendo considerados e ninguém fala sobre os deveres. Fui recém abandonada por minha empregada de quase treze anos de casa. Ela não respeitou o aviso prévio, pediu demissão e simplesmente sumiu. Eu achei que ela estava descumprindo a lei, mas qual não foi minha surpresa ao ver que o patrão é quem tem que respeitar o aviso prévio quando manda a empregada doméstica embora, para dar tempo dela encontrar outro emprego, mas a doméstica não tem que respeitar o aviso prévio e nem esperar que o patrão encontre outra pessoa. Ela largou o emprego, sem sequer se importar com nada. Isso é justo?

  90. cristiane disse:

    quero saber qual meu direito trabalhei numa casa la levei uma queda n me socorreiro meu marindo teve que sair do trabalhor dele para me socorre agora estou sem poder trabalhar com os sintomas estava na emegencia ela me ligou dizendo que iria arruma outra para trabalhar no meu lugar n tenho  ajuda dela ela estar com outra o que posso fazer para ter meus direitos estou indo para medico direto gasdando passagem sem ter como

  91. pablo disse:

    ja era tempo, se nao querem pagar por essas regalias faça igual a eu chega do emprego e lava a sua propria privada, empregada é para os ricos nao para a classe media

  92. alice passos disse:

    Ola gostaria de saber se a lei vale para quem trabalha na sua propria casa? e quem paga o salario dessa domestica que cuida da sua casa e de seu filho?

  93. zenailde disse:

    @zenailde

    @Carlos Silva
    trabalhar sem direitos nenguem quer mais acham q nós domésticas não temos valor quem não quer pagar então faça o serviço das suas casa pra ve se é facil lavar passa conzinhar muitas veses ate cuidar dos filhos de vcs só fazendo pra dar valor pra faz

  94. zenailde disse:

    @ANA

    @Carlos Silva
    Desculpe mais eu acrediro q o senhor não gostaria de trabalhar sem ter nenhum direito !

  95. Sandro disse:

    Minha empregada tem carteira assinada, férias corretamente, 13º correto, passagem, só trabalha de segunda a sexta, inss pago e não descontado, trabalha das 10:00 as 19:00, come e bebe as mesmas coisas que nós, e agora, com as novas definições da lei, ela ficará desempregada. Irei colocar duas diaristas, sendo uma na segunda e terça e outra na quinta e sexta. Parabéns a classe e ao Governo.

  96. fernada disse:

    E o que fazer com a empregada que dorme em casa e que após o almoço tira seu cohilo, fica na TV ????
    bom mais uma desempregada pq a minha é mais companheira que empregada… mas com isso vou dar as contas

  97. tiane kretzmann disse:

    oi estou trabalhando numa casa de familia limpo a casa faco comida e cuido da filha, nao assinam minha carteira e resebo o salario minimo! esta serto?

  98. ANA disse:

    BOA NOITE,EU TRABALHO NUMA CASA A 17 ANOS,A MINHA PATROA NÃO MI DA 30 DIAS DE FERIAS ELES FALA QUE EMPREGADA NÃO TEM DIREITOS.SÓ TEM DIREITOS 20 DIAS DE FÉRIAS,EU ENTRO NO TRABALHO AS7:50HS E SAIU AS 18:20HS E AS SABADO ENTRO AS 7:50HS E SAIU AS 14:00HS PORFALVOU MI ORIENTE

  99. Carlos Silva disse:

    Bom dia com a nova lei, acaba de aparecer mais uma desempregada a mais no pais, a minha empregada. Valeu governo incosequente.

  100. marta disse:

    trabalhei numa casa 4 meses fiuei doente e fui mandada embora sem direito a nada o eu devo fazer???

  101. Mariza disse:

    trabalho de diarista estou com duvida se toda ves tem aumento de salario, as diaristas tem aumento de diaria ou tem alguma posentagem e quanto é trabalhando dois dia na mesma casa tem direito a resistro na carteira quantas horas de trabalho e 8 horas ou 12 horas trabalhados tira minha duvida des de ja agradeso.

    att : Mariza

  102. adriana ferraz de lima suzano disse:

    trabalho 8anos em uma casa quero pedi demisao
    quais sao meus direitios
    minha patro nao paga fgts

  103. ADRIANA MARIA CAETANO disse:

    gostaria de saber se como domestica minha patroa pode descontar 6 por cento do vale transporte

  104. maria disse:

    oi trabalho em uma casa há dois anos e meio e não sou registrada minha patroa pegou minha carteira faz um ano e meio agora eu pedir pra ela ela falou q perdeu e agora oque eu faço

  105. giva disse:

    boa noiiite,trabalho a tres anos em uma casa de coziinheira e não tenho carteira assinada , gostaria de saber os meus direiitos…espero a resposta,desde já obrigada

  106. vera beatriz disse:

    trabalho trez vez por semana em uma casa de familha gostaria de saber quais sao os meus direitos

  107. maria eunice disse:

    oi boa noite eu gostaria de saber se o fgts e opcional ou aprovado para as empregadas domesticas

  108. andreliana disse:

    @fatima
    trabalho a 20anos para uma familia ,agora querem me registrar mas nao falam de pagar o tempo passado.como devo proceder

  109. Rosiane disse:

    olha bom dia quero saber se os direito da gente ja esta valado , faz 9 anos qui trabalho com uma patrao

  110. silmara disse:

    trabalhei 2 meses e 15 dias como empregada minha patroa nao me deixava levar bolsa e nem chinelo para trabalhar nao me registrou e me mandou embora por telefone e nem me acertou nada tudo isso e normal

  111. silvia aparecida disse:

    silvia aparecida :
    eu trabalho em uma cas de 10 comados lava,passo cozinho cuido de 2 criancas de 3 e 1 ano e meu patrao q me registra eu ganho 700.00 nao fala de me almenta o salario e falo pra mim se me registra vou passar a ganha 600.00 eu gostria de saber o q devo fazer e como lidar e quanto deve ser meu salario obrigada pela atençao.

    @silvia aparecida

    @Valdirene dos santos

  112. silvia aparecida disse:

    eu trabalho em uma cas de 10 comados lava,passo cozinho cuido de 2 criancas de 3 e 1 ano e meu patrao q me registra eu ganho 700.00 nao fala de me almenta o salario e falo pra mim se me registra vou passar a ganha 600.00 eu gostria de saber o q devo fazer e como lidar e quanto deve ser meu salario obrigada pela atençao.

  113. silvia aparecida disse:

    eu trabalho em uma casa 10 comados ,lavo; passo , cozinho,cuido de duas crianças 3 e 1 ano eu patrao q me registra ja faz dois anos q trabalho pra eles me paga 700.00 reais e falo q se me registra vou te q pagar metade da conducao e vou passar a ganhar 600.00 gostaria de saber como devo lidar com isso e se meu salario ta certo com tudo q faço na casa e canto deve ser o valor do meu salrio obrigada pela atençao.

  114. Flávia disse:

    Muito se fala no direito das domesticas, mas gostaria de saber quando contrato uma diarista e ela não faz o combinado só limpa a casa, como eu resolvo isso?… pois eu pago caro em uma faxina e elas não fazem a faxina.

  115. gemina disse:

    sou domestica quase um ano com carteira registrada mais eu que pago meu inss mais nao recebo pis eu quero saber que tipo de registro tem que ter na minha carteira obrigado

  116. girlene disse:

    oi gostaria de sabe se eu tenho algum direito pois trabalhei durante 2anos e4meses numa casa 3vezes por semana sem carteira assinada sem passagem e se 13salario

  117. Valdirene dos santos disse:

    Queria saber quando a lei das domesticas vai ser aprovada.

  118. erica disse:

    Bom dia olha trabalho em uma casa como domestica ha 4 messes. cuido de uma idosa deficiente e uma criança de 8 anos lavo, passo e cozinho nao ganho 1 salario trabalho das 7:00 até as 19:00 quando ele quer min soltar cedo quase todos os dias meu patrão ele sai do trabalho e fica pela rua bebendo quando quer vem min libera e quando eu falo algo ele min manda embora ou min agride verbalmente e ameaca nao min paga os dias trabalhados nao recebo extra e trabalho de sábado a sábado perco uma orientação por favor na lei ou seja na justica quais sao os meus direitos ?..

  119. roziana soares disse:

    @fatima
    ja esta valendo os direitos das domestica?

  120. rose vieira disse:

    @bruno
    trabalho 03 vezes por semana numa casa tenho algum direito,minha patroa quer que eu assine um recibo de diarista como se eu trabalhasse duas vezes por semana, o que devo fazer? aguardo uma resposta.

  121. paula viana disse:

    Olá tem uma grande dúvida trabalho a mais de 1 ano em uma casa e todas as vezes que eles meus patrões tiram férias eles querem descontar das minhas férias ou do meu salário ,acho um grande absurdo oq eu tenho aver se eles tiram férias 2 ou 3 vezes no ano ,gostaria de saber como isso vai ser tratado na nova lei . Obrigada.

  122. Leia Duarte disse:

    Srs. Meu marido assinou a carteira de uma pessoa para trabalhar no nosso sitio, o qual é para uso de lazer, de maneira que ninguém reside lá. Teremos que pagar almoço para a pessoa, café e outro tipo de alimentação? Não é o caso , dele levar marmita, já que temos fogão para que ele esquente e não somos empresa? Se tivermos que pagar “quentinha” para ele, haverá desconto de algum percentual no recibo dele? Porque para nós, ficará pesado pagar quentinha todos os dias!
    Aguardo uma posição. Ele disse que a mãe se recusa a fazer comida pra levar como almoço!
    Atenciosamente,
    Leia Duarte

  123. fatima disse:

    eu quero saber se ja esta valendo novo direito

  124. fatima disse:

    eu quero saber se ja esta valendo

  125. Ana Lucia Carvalho disse:

    BOA NOITE !
    Trabalho nua casa ja tem mais de 4 anos quando chegar perto de eu recebe minhas ferias , so recebo 334 reais , eu recebo 1000 , Quando que eu tenho que recebe as minhas ferias !

  126. leilia disse:

    olá eu trabalho numa casa ah 11 anos elas pagam meu inss falaram q pagavam meu fundo de caratinha cm eu sei q verdade onde vou para sabe.? domestica tem direito a piz

  127. maría disse:

    Ola eu sou diarista gostaria de sabe quanto o salario minimo aumenta e obri

    Gatorio a patroa aumenta a diaria.

  128. ivoneide francisca de souza disse:

    bom dia. eu trabalhei numa casa 6 anos fui demitida a um mes mais so tive 4 anos de carteira assinda. meu patrao mi falou que eu so tenho direito a metade das ferias e a metade do decimo terceiro. e verdade isso?. desde ja obrigado

  129. ADELIA.CRISTINA disse:

    TRABALHO COMO EMPREGADA DOMESTICA HA UM ANO E CINCO MESES FUI DEMITIDA ESTOU CUMPRINDO AVISO MINHA PATROA VIAJOU HA MAS OU MENOS TRES MESES E FICOU 10 DIAS AGORA QUER DESCONTAR DO MEU ACERTO ELA PODE FAZER ISTO E ELA VAI VIAJAR MAIS 10 DIAS ANTES QUE EU ACABE DE CUMPRIR AVISO E DISSE QUE VAI DESCONTAR DO MEU ACERTO TAMBEM ISTO E LEGAL AGUARDO RESPOSTA OBRIGADA

  130. amaziles disse:

    oi,trabalho a 5 mees de empregada domestica,ma verifiquei e meu inss não esta sendo pago,como devo falar com a minha patroa;se eu não quiser mais trabalhar pra ela posso exigir que ela não desconte aviso previo? obrigada.

  131. Elisabete Schlichting disse:

    @sandra regina dos santos
    Olá Sandra
    O salário de domesticas pode ser regional, depende do Estado onde mora, caso no seu Estado tenha sido estabelecido piso salarial da categoria, eentão será o salario mínimo nacional de R$ 622,00. no Paraná o piso é de R$ 811,80.

  132. Elisabete Schlichting disse:

    @edna de sales dantas
    se vc recebeu férias + 1/3 e décimo terceiro salários todos os anos, tem direito a verbas rescisórias, também ao reconhecimento do vínculo empregaticio em CTPS e piso salarial, ok? depende onde vc mora, o piso salarial é fixado em Lei.

  133. Elisabete Schlichting disse:

    @Luciane Bordignon
    qual a região do país vc trabalha? se for no Paraná, vc tem diferenças salariais a receber, o piso salarial é de R$ 811,80 – 690,00 =R$ 122,00 ao mês x 5 meses dá 610,00

  134. Elisabete Schlichting disse:

    @Luciane Bordignon
    se trabalha há 5 meses e pede demissão, recebera 5/12 de férias + 1/3 e 5/12 de 13º salário, porém se não deu o aviso prévio, do valor a receber a patroa poderá descontar 30 dias de avico previo, praticamente sua rescisão será zero, cumpra o aviso a tera direito as férias + 1/3 e décimo sem descontos

  135. bruno disse:

    olá, estou aqui pela minha mãe, pois ela trabalhou em uma casa cerca de 13 anos, só que agora ela quer sair do serviço, quero saber por gentileza, se ela tem direito algum a certo

  136. leidiane messias disse:

    ola boa noite , gostaria de saber quanto eu receberia de ferias e se eu tenho um direito a 1/3 das ferias.
    pois irei entrar de ferias, e meu patrao nao tira o fgts por mes ja trabalho como empregada domestica a 5 anos.
    quais os meus direitos

  137. Luciane Bordignon disse:

    eu preciso de uma informação
    Eu trabalho a 5 meses em uma casa meu salario é de 690,00 , pedi demissão pra minha patroa e ela me disse q eu não tenho direito nem de férias e nem aviso prévio , disse q eu só tenho direito do décimo terceiro proporcional e os dias trabalhados, eu gostaria de saber quais são os meus direitos e o que devo fazer ,por favor gostaria q me respondessem com urgencia

  138. Luciane disse:

    eu preciso de uma informação
    Eu trabalho a 5 meses em uma casa meu salario é de 690,00 , pedi demissão pra minha patroa e ela me disse q eu não tenho direito nem de férias e nem aviso prévio , disse q eu só tenho direito do décimo terceiro proporcional e os dias trabalhados, eu gostaria de saber quais são os meus direitos e o que devo fazer ,por favor gostaria q me respondessem com urgencia ,desde ja obrigada

  139. sandra regina dos santos disse:

    quero saber qual e valor correto do sálario minimo da empregada doméstica

  140. Gislene disse:

    Sou diarista,trabalho 2 dias na semana ha 2 anos na mesma casa.Gostaria de saber se tenho algum direito e quais são eles.

  141. gracietti disse:

    boa noite eu trabalho nua casa faz 3 anos eu falei pra a minha patroa que ela teria que paga o fundo de garantia é o seguro desemprego ela falou que não e obrigada a paga e verdade espero sua respostas.

  142. edna de sales dantas disse:

    trabalhe durante 7 anos eu pedi demisão eu tenho direito não tive carteira asinada em casa de familha.

  143. jaqueline disse:

    TRABALHO NUMA CASA A 4 ANOS FAÇO 5 ANOS EM MARÇO PEDI MINHAS CONTAS.TRABALHO NESTA CASA TRES VEZES POR SEMANA.GOSTARIA DE SABER MEUS DIREITOS

  144. ana lúcia disse:

    Boa noite ! eu gostaria de saber se é legal descontar ,seis por cento de transporte,sendo que só vou embora na sexta e volto na segunda feira,obrigada,aguardo resposta

  145. Beto Lauria disse:

    @maria de lourdes camargo
    depende de como voce vai sair, se pedir as contas vai ter direito ao 13º e férias proporcionais.
    Se for mandada embora, terá direito ao que está descrito acima e mais aviso prévio.
    Se a patroa não quiser pagar desde quando voce entrou, só buscando os direitos mesmo.

  146. Beto Lauria disse:

    @Ana Maria
    de baixa na carteira como demissão por justa causa (abandono de emprego). Comunique o sindicato, fale do abandono e peça para eles marcarem o acerto de contas no sindicato. Pode também depositar em juízo e chama-la em juízo para receber, é bem raro isso, mas o juiz iria gostar dessa postura.
    Ou pode deixar o dinheiro em uma aplicação particular e aguardar a ação dela, lembre-se que o trabalhador tem 2 anos para entrar com a ação

  147. Beto Lauria disse:

    @THAIS MICHELE TERTO DOS SANTOS

    Olá, sua patroa está meio certa. O empregador de qualquer ramo, pode dar as férias quando quiser do período do vencimento da primeira até 1 mes antes do vencimento da segunda. Ele tem o direito de dividir em 2 partes sendo que a menor nao pode ser inferior a 10 dias. No caso de doméstica complica um pouco mais, pois a doméstica só tem direito a 20 dias de férias. E o empregador que escolhe quando vai dar as férias.

  148. Beto Lauria disse:

    @ana maria s. amorim
    A idéia de ser mandada embora para receber o FGTS e o seguro desemprego trouxeram um problema gigante pra voce não é?
    Existe tres formas, ou voce se increve no inss e passe a contribuir como dona de casa ou diarista, ou pede para o patrão te registrar ou pede para o juiz mandar o teu patrão te registrar, voce pode entrar com ação enquanto esta trabalhando. Pode ser que o teu patrão te mande embora e isso ensejará em uma boa indenização, ainda mais porque voce precisa de tratamento. Pense duas vezes antes de fazer acordo para ser mandada embora e continuar trabalhando, isso é ilegal, e a ilegalidade acabou virando contra voce.

  149. Beto Lauria disse:

    @neide santos
    Olá, o seguro desemprego só pode ser requerido quando o trabalhador é demitido sem justa causa. Pedido de demissão e demissão por justa causa não dão direito a seguro desemprego

  150. Beto Lauria disse:

    @jeniffer

    Tem direito a carteira assinada sim, a partir de 3 x por semana, torna-se trabalhador habitual, assim deve ter a carteira assinada como babá. Vi no outro post voce falando que é técnica de enfermagem, assim, se as tuas funções forem específicas de técnica de enfermagem, então deverá ter a carteira assinada com técnica de enfermagem. Independente de como será o registro, tem direito a 13º, férias e INSS. Caso seja como técnica, ainda tem direito a FGTS e outros adicionais prerrogativos da função

  151. Beto Lauria disse:

    @adrianada silva santana

    5/12 de R$ 1200,00 ou seja R$ 500,00

  152. IANA DOS SANTOS ALVES disse:

    OI BOA NOITE EU TRABALHO EM UMA CASA Á DEZ MESES MEU PATRÃO NÃO PEDIO MINHA CARTEIRA PRA ASINAR DEPOS DE OITO MESES DE TRABALHO LE MIN PEDIO Á CARTEIRA MAS ELE ASINO COMO QUE SE EU ESTIVECE ENTRADO NA QUELE MEIS EU ENTREI NA CASA NO DIA 26 DE JANEIRO ELE ASINO COMO QUE SE EU ESTIVECE ENTRADO NÓ DIA 1 DE AGOSTO MIN Ó BRIGA Á TRABALHA NOS FERIADOS FAZER COMIDA PRA FESTA EU TENHO COMO RECORER A MEU DIREITO ISO E CERTO ESPERO UMA RESPOSTA MIN AJUDE BOA NOITE

  153. elinis de almeida lins disse:

    olá trabalho a 1 cinco meses em uma casa. Agora falei pra minha PATROA q quero sair,mandei ela arrumar outra pessoa.Quanto tenho a receber?

  154. lucinda da silva disse:

    @adrianada silva santana
    trabalho a 10 anos como domestica vou me aposentar eles nao vao me mandar embora vou ter q pedir as contas tenho direito ao tempo de serviço,quais os meus direitos ,,desde ja agradeço

  155. flavia kellen amaral da silva disse:

    oi eu trabalho numa casa a 3 anos e 3mese e agora pedi para sair que direitos eu tenho
    tinha uma feria vencida

  156. adrianada silva santana disse:

    trabalho há cinco meses em uma casa .ganho uu sálario de 1.200 reais por mes quanto eu tenho direito em.decimo terceiro

  157. jeniffer disse:

    ola eu trabalho 3 veses na semana em uma residencia. sou acompanhate de idoso. tenho direito a carteira assinada e quais meus direitos?

  158. jeniffer disse:

    ola! eu sou tec em enfermagem em uma residencia. trabalho 3 veses na semana tenho direito a carteira assinada?

  159. ana maria s. amorim disse:

    olá mim chamo ana maria gostaria de saber quais direito tenho como empregada domestica pois trabalho numa casa ha 8anos durante 4anos trabalhei registrada e depois fiz um acordo com meu patrão depois disso trabalho ate agora com ele mais sem regitro agora estou com problema de saude pois sou diabetica e estou com artrose no joelho e ombro e não comsigo mais fazer o serviço direito as vezes não vou trabalhar pois sinto muitas dores então resolvir sair queria saber qual direito tenho ele so paga o vale trasporte e o inss falou na epoca que nao mim registraria porque tinha que paga muito imposto pra o governo por favor mim mande uma resposta .

  160. neide santos disse:

    olá boa noite?preciso muito de uma orientação!trabalhei treze anos em uma residençia e precisei pedir as contas porque eles ñ queriam me mamdar embora.gostaria de saber como faco para dar entrada no seguro porque eu ñ tenho o requerimento nem a carta rescisória.me ajudem por favor.

  161. THAIS MICHELE TERTO DOS SANTOS disse:

    BOA NOITE MINHA PATROA DISSE Q EU NAO TENHO DIREITO A UM MES DE FERIAS ISSO E JUSTO.E Q SO POSSO TIRAR 15 DIAS E DAQUI A 2 MESES MAIS 15 PARA FORMAR OS TRINTA DIAS.FALOU Q DOMESTICA NAO E COMO UMA FUCIONARIA COMERCIAL PARA TIRAR UM MES DE FERIAS.

  162. THAIS MICHELE TERTO DOS SANTOS disse:

    OLA MEU NOME E THAIS FOLGO POR QUIZENA ,TRABALHO HA S2 ANOS GOSTARIA DE SABER SE EM 2013 EXISTIRAR UMA NOVA LEI PARA AS DOMESTICAS A SEREM COMO UMA EMPRESA,E SEREM MAIS VALORIZADAS.

  163. Ana Maria disse:

    A minha empregada no dia 09/10 (nao veio trabalhar) a noite me telefonou avisando que nao veria mais trabalhar e que nao iria cumprir o Aviso Prévio. Pedi então que viesse aqui com a Carteira de Trabalho. Ela sumiu e só apareceu aqui em casa no dia 18/10, mostrei entaõ o conta que a contadora tinha feito, ela disse que nao iria assinar e nem receber pq estava errado. Fui então a Delegacia Trabalhista e lá eles conferiram as contas que estava tudo certo. Pedi então que passasse para os papeis deles para que não houvesse dúvidas para minha empregada.
    Gostaria de saber o que faço se até 2a. feira de manhã ela nao aparecer. Lá mesmo na Delegacia me disseram que eu poderia depositar em Juizo, a contadora me falou que eu também poderia depositar na Caixa Economica com CPF dela. Tentei varias vezes ontem e hj entrar em contato com ela, só que o celular dela esta desligado, mandei também uma mensagem no celular o qual não tive retorno.
    Gostaria de um auxilio de vocês
    Obrigada

  164. maria de lourdes camargo disse:

    trabalho de domestica desde junho numa casa de familia ela só me registrou em setembro se eu sair agora ,que direito que eu tenho para receber

  165. ALESSANDRA disse:

    boa noite,trabalho a 2 anos em uma casa de familia,sou registrada,estou doente e não consigo trabalhar pois o problema esta no meu cotovelo esquerdo e na coluna cervical,gostaria de saber se eu pedir as contas qual é o meu direito?oque vou receber?por favor espero uma resposta.

  166. patricia moura disse:

    ola trabalho numa casa 3x por semana tenho direito de carteira asinada . aguardando resposta.

  167. Antonia Cizalpina Vieira Dos Santos disse:

    Bom dia me chamo Antonia e trabalho a 4 anos em uma residencia agora minha patroa vai asinar minha carteira so que ela disse que se eu sair so terei direito ao meu salario minhas ferias e decimo,gostaria de saber se tenho algum direito pelos anos que trabalho aqui.

  168. iana disse:

    Que direito a enpregada tem se ela for demitida espero uma resposta

  169. iana disse:

    Ola eu trabalho a cerca de nove meses meu patrao nao asino minha carteira agora ele quer asina mas nao qier asina com a data do dia q fui contratada eu falei pra ele q eu qu eu quero t eu tenho direito a algunha coisaudo devidamente com o mamda a lei

  170. DANIELLE SILVA disse:

    OLA BOM DIA,TRABALHEI DURANTE QUASE 5 ANOS COMO BABA,MINHA CARTEIRA E ASSINADA MAS COMO FAÇO PARA SABER SE ELA PAGOU TUDO DIREITINHO E SE NAO PAGOU E PAGA AINDA SENDO QUE JA TEM QUASE 5 ANOS QUE NAO ESTOU MAIS LA ,FICAREI GRATA PELA A RESPOSTA.

  171. Elizabeth Alexandre disse:

    trabalhei ,6meses numa casa , sai a 1, més não fui mandada inbora eu k, sai ,kr , sabe os meus direitos

  172. nilda santana disse:

    tennho 37 anos trabalho a 20 anos de diarista dos 9 anos de idade ja trabalhava em casa de familia sou mineira do norte de m gerais nunca tive carteira registrada gosto de trabalhar de diarista porem tem patroas muito folgadas q da servicos p eu fazer como se eu fosse empregada domesticas ele se confundam e eu faco pois preciso mas acho exploracao eles pedem p limpar dentro dos armarios lavar roupas conzinhar loucas ir no mercado levar os animais p fazer necessidades resolver problemas pessoais de algumas patroas foram as baguncas q deixao p eu fazer ja chego colocando as coisas em ordem p comecar faxinar

  173. emmily disse:

    eu gostaria di saber sin e obrigatorio o fundo de garantia e senguro deseprengo para enpreganda domestica

  174. jucerland disse:

    ola trabalho como dearista a treis meis fiqueem gravida qreria sabe si ela mi mandar embora tenho dereto au guma coiza sim o não

  175. marcia regina disse:

    oi gostaria de saber minha patroa me mandou embora eu estou gavida 9 semanas o que eu tenho direito de entri no dia10/05/2012. ela nunca medeu o vl traporte so de dois mes ;eu recebo 800.00 p mes ;ja medeu as ferias paga ;obigado

  176. Tânia Marta Castro disse:

    Olá trabalhei durante cinco meses,e a patroa me mandou embora,quais são os meus direitos???

  177. carolane santana da silva disse:

    eu jacira dos santos santana a minha patroa nao paga o meu FGTS eu sou empregada domestica eu tenho direto a o FGTS?

  178. Roberta souza melo disse:

    @Roberta souza melo

  179. Roberta souza melo disse:

    a minha patroa viaja e desconta os dias que ela passa fora das minhas feriais;istoe e coreto

  180. ademir suto gonçalves disse:

    boa noite. minha esposa trabalha em uma casa onde os patroes ficaram de pagar o inss fora do salario mas fomos no posto da previdencia e nao consta os pagamentos das parcelas . o patrao dela assinou a sua carteira mas nao consta cgc ou cnpj isto e legal. ela nao assina nem um contra cheque ou recibo referente ao pagamento. dos meses gostaria que vcs nos orientasse neste caso. desde ja agradeço antecipadamente. ademir

  181. adriana disse:

    ola ja faz 7 anos q trabalho como domestica . mas eu pedi as contas gostaria de saber se tenho direito a receber alguma coisa… me falaram que recebe por tempo de trabalho e verdade;;por favor gostaria de receber orientaçoes..

  182. Lindalva monteiro da silva disse:

    Ola BOm dia sou de santos – SP e gostaria de saber se tem em santos sindicado das trabalhadoras domesticas e se tiver se seria possivel me informar o endereço e o telefone. Obrigado

  183. maria disse:

    eu trabalho numa casa ah 2 e6 mes e ela me mandou eu embora e tou doente e ela falou que eu não tenho direito a nada só o meu salario e o aviso previo é verdade me manda a respota obrigada

  184. priscila castro dos santos :
    boa tarde trabalho numa casa de familia a um ano e trés méses tem um ano que meu patrão tá com a minha carteira de trabalho tirei 15 dias de ferias se eu pedi a conta quais o meu direitos pois e se eu tenho alguma coisa pra recebe depois que volto das ferias obrigado

  185. priscila castro dos santos disse:

    boa tarde trabalho numa casa de familia a um ano e trés méses tem um ano que meu patrão tá com a minha carteira de trabalho tirei 15 dias de ferias se eu pedi a conta quais o meu direitos pois e se eu tenho alguma coisa pra recebe depois que volto das ferias obrigado

  186. bruna finamoura alves disse:

    trabalhei numa casa a 6 anos minha patroa assinou minha carteira e pagava meu inss ai pedi as contas no dia 10 de maio sair eu nao teria direito a a receber o fundo de garantia ? entao pois agora que saiu esse abono salarial eu gostaria de saber se tenho direito de receber sim ou nao pois na minha carteira nao tem numero algum nao sei o que faço e so tem até esssa quinta pra receber esse dinheiro gostaria de ter uma orientaçao por favor .obrigado

    • Beatriz disse:

      Bruna, você não tem direito a abono salarial e também não pode receber o FGTS (fundo de garantia) agora, porque foi você que pediu as contas, o fundo de garantia ficará retido e só depois de 2 anos consecutivos sem registro em carteira que você poderá retirar, ou seja, você tem que ficar mais de 2 anos sem trabalhar registrada para retirar o fundo de garantia. Você deveria dar motivos para a sua patroa te mandar embora e não pedir as contas. Lembrando que empregadas domésticas e menores aprendizes não recebem abono salaraial! Espero ter ajudado, Beatriz, equipe sabertudo

  187. laurinete gomses dos santos disse:

    boa noite.eu trabalho nua casa ja vai fazer 18 anos até hoje a minha patroa naõ mim dá o guarto das minhas ferias nen paga o meu fundo de garantia naõ trabalho aõs sabado, ela disse por isso que naõ mim paga o guarto das ferias acho um absordo.pois tem amigas minhas recebe todos os direitos,por favor gostaria de uma oriéntaçaõ.desde ja obrigado;

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: